quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Redação - Dissertação

Boa tarde a todos.


Hoje vamos falar sobre um assunto que sempre é importante nos vestibulares. A Dissertação, ou então se preferirem, texto dissertativo.

DISSERTAÇÃO
A estrutura de um texto dissertativo.
Dissertação é um tipo de composição que se apóia basicamente na exposição de um determinado assunto, sendo que esta exposição veicula sempre uma forma de visão particularizada do produtor ou escritor.

Podemos estabelecer algumas características para o texto dissertativo, sabendo que sua função primeira é a de exprimir uma forma de visão de um fato ou assunto.

Características da dissertação
1 . Defesa de um ponto de vista
2 . Argumentatividade
3 . Objetividade
4 . Clareza
5 . Coerência

1 – O ponto de vista nada mais é do que o posicionamento crítico do produtor frente ao assunto que lhe é proposto;

2 – A argumentatividade trata dos pontos básicos concernentes ao pensamento do produtor que corroboram de alguma forma com o posicionamento tomado em relação ao assunto;

3 – A objetividade restringe-se à maneira como é exposto o posicionamento. Deve existir uma ordem crescente dos pensamentos e estes devem estar ordenados de maneira lógica , tanto em nível de construção dos parágrafos, como em nível das frases.

4 – A clareza refere-se basicamente à construção dos períodos. Cada frase deve ter uma concentração gramatical e intelectiva corretas, de forma que o leitor consiga reter o tipo de ligação que o produtor deseja fazer e a mensagem que ele quer transmitir.

5 – A dissertação deve ser coerente no todo, e nas partes. No todo, a dissertação deve ser lógica, isto é, as partes devem ter entre si uma relação harmônica, nexo, como peças de um mesmo conjunto; portanto os argumentos devem estar endereçados para a tese. Nas partes, cada parágrafo deve estar bem articulado com o tópico frasal e respectivo desenvolvimento.

Uma das maneira mais simples de se criar um texto dissertativo é primeiramente estabelecer um ponto de vista em relação ao tema proposto. Posteriormente, deve-se escolher 3 a 4 pontos com os quais se possa argumentar e, finalmente, criar uma finalização, uma conclusão para o texto. Sabendo disto, podemos montar o seguinte esquema para dissertações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário